NOTÍCIAS

​Últimas Publicações
Captura de Tela 2021-02-19 às 12.21.12.

Programa BRASIL MAIS


O “Brasil Mais” é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Programa Brasil Mais tem dois eixos de atuação. Um voltado para Melhores Práticas Produtivas e outro, para Melhores Práticas Gerenciais.

As empresas que solicitarem atendimento ao eixo Melhores Práticas Produtivas serão atendidas pelos SENAI. O eixo Melhores práticas produtivas promove a redução de desperdícios como superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. O participante pode solicitar um atendimento assistido e presencial. Na primeira fase do atendimento, a empresa terá acesso ao Mentoria Lean, metodologia de baixo custo e de rápida implementação, desenvolvida pelo SENAI, que contempla:

O eixo Boas práticas produtivas é composto por duas fases: – Fase 1: Mentoria lean (otimização de processos produtivos) – Fase 2: Mentoria digital (digitalização de informações para gestão).

A mentoria Lean será desenvolvida por consultores da área de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI. O objetivo da mentoria Lean é capacitar, orientar e acompanhar colaboradores das empresas na Filosofia Lean Manufacturing com foco em implementação de ações de melhoria dos processos das empresas.

Em Goiás, o Senai prevê atender em 2021, cerca de 60 micros, pequenas e médias empresas de todos os segmentos, com soluções para reduzir desperdícios, obter ganhos de produtividade e transferir conhecimento para até 3 colaboradores das empresas.

O diferencial da metodologia desta fase é a transferência de conhecimento para funcionários da empresa atendida. Além de receber 16 horas de consultoria e obter ganhos de produtividade, o empresário ainda pode selecionar até três colaboradores para receber 48 horas de aperfeiçoamento profissional com certificação. Esses colaboradores irão aprender sobre conceitos do lean manufacturing, ferramentas e estarão capacitados para dar continuidade às ações realizadas durante a consultoria. Os diferenciais da Mentoria Lean São; 1) aprendizagem de conceitos básicos por ensino à distância; 2) aprendizagem coletiva com teoria, prática, envolvendo até 3 colaboradores por empresa e potencializada por gameficação dos conteúdos; 3) implementação no chão-de-fábrica das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação.