NOTÍCIAS

​Últimas Publicações
Captura de Tela 2021-02-19 às 12.21.12.

Os 7 Pecados Capitais dos Grandes Projetos de Engenharia

Por Luiz Junqueira



Grandes projetos de engenharia e construção são certamente um lugar fértil para desilusões e decepções e por isso você precisa saber como evitar um destino semelhante. Para evitar que seu projeto falhe, é muito benéfico compreender o que chamamos de “Os Sete Pecados Capitais dos Grandes Projetos de Engenharia” que são atitudes muito comuns que levam estes projetos a falharem. A seguir veja um resumo destas atitudes:


Pecado Capital 1 – A Ganância “Eu quero o projeto todo para mim! ” Antigamente ganância era considerado algo ruim, porém hoje em dia é tolerável em nossa sociedade. Acontece que no mundo dos projetos, ganância ainda funciona da mesma maneira que antigamente e pode literalmente destruir seu projeto.

A ganância gera um natural desequilíbrio em como os custos e recompensas são alocadas no projeto e algo visto como injusto pelas partes interessadas está naturalmente fadado ao fracasso antes mesmo de começar.

Durante a fase de desenvolvimento, o investidor, ou o proprietário, precisa se preocupar em como está sendo alocado os riscos e as recompensas e assim alinhar todos os interesses para um objetivo comum. Ganância em demasia causa uma natural turbulência na força de trabalho que será a responsável pelo cumprimento dos objetivos acordados. Pergunte-se: Estou repartindo o valor gerado pelo projeto de forma justa entre as partes interessadas? O meu empreiteiro ou os meus prestadores de serviço conseguem fazer uma quantidade razoável de dinheiro? Os meus funcionários estão recebendo uma parte considerável do valor do projeto? Se você respondeu não a alguma dessas perguntas, você está atualmente flertando com um desastre.