top of page

NOTÍCIAS

Mulheres na construção civil

A presença e participação das mulheres estão impulsionando positivamente o mercado de construção no Brasil. O projeto "Mulheres na Obra," iniciado em 2022 pela Singular Construtech, tem como objetivo capacitar e orientar mulheres que desejam adquirir habilidades técnicas para ingressar no setor de construção, proporcionando oportunidades reais de emprego e empreendedorismo.



Até o momento, o projeto já capacitou mais de 60 mulheres, com mais de 20% delas já atuando no mercado de construção, principalmente em áreas como pintura, assentamento de piso e revestimento especial. A meta para os próximos anos é capacitar mais de 250 mulheres e quadruplicar a proporção de mulheres inseridas no mercado da construção.


O "Mulheres na Obra" é baseado em valores de inovação, segurança, igualdade, excelência, responsabilidade, liderança e sustentabilidade. Ele atua como um agente de mudança, promovendo uma construção mais equitativa e inclusiva no Rio de Janeiro. As mulheres desempenham um papel vital na supressão da demanda por mão de obra altamente qualificada no setor e servem como modelos inspiradores para futuras gerações, desafiando estereótipos de gênero.


A Singular Construtech capacita as mulheres, desenvolvendo habilidades técnicas, confiança e autoestima, permitindo que enfrentem desafios e alcancem seus objetivos. Isso contribui diretamente para o crescimento econômico e a sustentabilidade.


Além disso, a Singular Construtech se compromete a reduzir as disparidades de gênero no mercado de construção, oferecendo oportunidades iguais para as mulheres e trabalhando para diminuir as desigualdades sistêmicas que historicamente afetaram a participação feminina no setor. A empresa também enfatiza a importância da igualdade de gênero na prática, na mentoria, na integração com a educação e tecnologia, na qualificação e na inserção das mulheres no mercado de trabalho.


O projeto não se limita à capacitação, mas também envolve a formação de equipes, a estruturação de serviços para a construção e a construção de um banco de talentos qualificados, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do setor. Dentre os serviços oferecidos estão parcerias com empresas alinhadas ao propósito do grupo, projetos adaptados para empresas, práticas em entidades que promovem o bem comum, além de mentoria e acompanhamento contínuo.


O Grupo ConstruTech é associado ao Sinduscon-SF e tem interface com o projeto "Responsabilidade Social na Indústria da Construção" da CRS/CBIC, com a colaboração do Sesi Nacional. Este projeto exemplifica a importância da igualdade de gênero, inclusão e capacitação no setor da construção, promovendo o crescimento sustentável e o bem-estar da comunidade.



Comments


bottom of page