INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIC-Fieg discute ações para fortalecimento do setor
A Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Fieg, liderada pelo empresário Sarkis Nabi Curi, promoveu quinta-feira (14/09), na Casa da Indústria, reunião do colegiado para apresentação dos projetos participantes do Grand Prix Senai de Inovação, que teve como tema Transporte e Movimentação de Materiais da Construção Civil. A ação, executada pelo Senai Goiás, com apoio da própria CIC e do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), mobilizou estudantes da instituição do Sistema Fieg para pensar e desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da indústria. Ao todo, 56 alunos, divididos em sete equipes, participaram da competição.
"A palavra é industrialização! O desafio do futuro são obras limpas, com velocidade de execução, reduzindo o esforço humano e minimizando os riscos e acidentes. Ao incentivar a nova geração a pensar essas soluções para o setor, damos mais um passo para que essa transformação aconteça", afirmou Sarkis Curi, ao parabenizar os jovens participantes do Grand Prix.
A competição envolveu os estudantes em três etapas principais. Na imersão, eles participaram de visitas a canteiros de obras para observar os desafios do transporte e movimentação de materiais, conversando com os trabalhadores para entender suas necessidades. Na segunda etapa, os jovens trabalharam ideias para resolver problemas identificados. Por fim, o projeto partiu para a prototipação para materialização das soluções e apresentação à banca avaliadora. Toda essa jornada foi orientada por mentores do Senai e do Sesi.
Dentre as soluções, estão projetos de carrinhos elétricos automatizados, elevador desmontável, Sistema de Parafuso de Arquimedes para transporte vertical de entulhos e esteiras automatizadas. As apresentações foram acompanhadas pelo gerente de Inovação do Senai, Rolando Vallejos, e por Osvair Almeida Matos, gerente de Educação Profissional do Senai.
AÇÕES DA CIC - Na reunião, os conselheiros da CIC deram continuidade à discussão de pautas encampadas pelo colegiado, como o convênio com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) para fiscalização da informalidade do setor; a proposta de criação de hackathon de inovação; e apresentação de linhas de crédito voltadas ao setor.
O encontro foi marcado ainda pela apresentação da Central de Compras da Fieg, iniciativa que busca promover competitividade à indústria por meio de vantagens e descontos da compra coletiva. Nesse primeiro momento, estão sendo mobilizadas empresas com interesse na compra de energia, com redução de até 20% na fatura mensal do insumo.
A reunião da CIC contou com a participação dos presidentes de sindicato da indústria César Mortari (Sinduscon-GO), Luiz Carlos Borges (Sindiareia), Luiz Vessani (Sieeg-DF) e Eliton Fernandes (Simagran); do superintendente da Fieg, Lenner Rocha; do superintendente estadual do Banco do Brasil, Allan Trancoso, Helton Faria Leite e Davi representante da Construtec.
Comments