NOTÍCIAS

​Últimas Publicações
Captura de Tela 2021-02-19 às 12.21.12.

CNI leva propostas da construção civil a presidenciáveis



Créditos: Agência Brasil

Recentemente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoveu o evento “Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República”. O encontro possibilitou que o setor encaminhasse 43 documentos, que foram elaborados com base no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. Entre os estudos elaborados pela CNI estão os que envolvem as demandas da indústria da construção civil.


São 11 os capítulos abordados. Veja os principais pontos:

Privatização na infraestrutura: o que falta fazer?

Leia o resumo do documento:

“Os recursos aplicados pelo Brasil em infraestrutura representam, em média, 2% do PIB por ano, mas deveriam ser de ao menos 4,15% para a superação dos gargalos existentes. Esses investimentos devem vir acompanhados de uma melhor capacidade de execução de projetos. A privatização de setores de infraestrutura tem alguns desafios. Para garantir a atração de agentes privados, além de um retorno que cubra o custo de capital do investidor, é necessário mitigar riscos legais, contratuais, regulatórios e relativos ao ambiente de negócios.”

Sistema portuário: avanços, problemas e agenda

Leia o resumo do documento:

“Embora a nova Lei dos Portos (12.815/13) tenha equacionado, de modo geral, as principais questões de natureza legal ou regulatória que travavam a expansão e a melhoria da eficiência do sistema portuário, ainda há medidas que podem ser adotadas para dar continuidade a esse processo. Conforme o estudo da CNI, é preciso transferir a administração dos portos organizados para o setor privado, licitar os terminais arrendados antes de 1993 e adequar os contratos de arrendamento vencidos.”

Transporte ferroviário: colocando a competitividade nos trilhos