NOTÍCIAS

​Últimas Publicações
Captura de Tela 2021-02-19 às 12.21.12.

REÚSO DE ÁGUA É CADA VEZ MAIS IMPORTANTE E NECESSÁRIO

O reúso da água vem sendo uma solução adotada por todos os projetos de engenharia com visão sustentável. Em alguns casos, inclusive, trata-se de uma obrigação. Há leis municipais que já estabelecem programas de reaproveitamento das águas nas edificações.

A água potável acessível às pessoas está cada vez mais escassa. Por isso, soluções de engenharia que visam à ecoeficiência das construções são imprescindíveis nos dias de hoje.

De toda a água existente no mundo, menos de 1% está disponível para consumo humano. Contudo, a maioria dela é utilizada pela agricultura, pecuária e atividades industriais. Do que resta, boa parte está poluída devido a resíduos industriais, esgotos e lixões.

Para agravar a situação, diversas regiões de mundo estão sofrendo com a falta de água provocada por secas e estiagens.

Crise de abastecimento no Brasil

Ainda que o Brasil possua 12% das reservas de água doce do mundo, o maior volume delas situa-se na região Norte, a menos habitada do território. Além da distribuição desigual, a má gestão de nossos recursos hídricos acarreta problemas cada vez maiores.

Ao falarmos de secas no País, sempre pensamos na região Nordeste. A falta de chuvas característica do clima semiárido, associada ao desmatamento da Zona da Mata, contribui para compor a realidade dramática enfrentada no sertão nordestino.

Leo Nunes/Divulgação

Entretanto, alterações no regime das chuvas fizeram com que a próspera e populosa região Sudeste também passasse a sofrer com o racionamento de água. Nos últimos cinco anos, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo vêm sentindo intensamente os efeitos da estiagem, agravada pelo desmatamento, poluição e falta de planejamento urbano.

Falta de água no mundo