top of page

NOTÍCIAS

IMPORTANTE REUNIÃO CONJUNTA DA CIC/FIEG E ACIA

Reunião conjunta da Câmara da Indústria da Construção e ACIA atraiu mais de 100 pessoas entre empresários, professores universitários, acadêmicos e imprensa.

O principal convidado da 22ª Reunião Ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, biênio 2017/2019, foi o engenheiro, empresário e presidente da Câmara da Indústria da Construção – CIC/FIEG – Sarkis Nabi Curi, que apresentou o histórico da CIC, suas finalidades e projetos com o auxílio da assessora executiva, Rosemary Guadalup Silva; do analista de sistemas da informação, Luiz Campelo de Lara; e do diretor executivo, Kilder Whikichan; que foram recebidos pelo presidente Anastacios Apostolos Dagios em nome de toda Diretoria da ACIA.


Defesa da FAMÍLIA e das CRIANÇAS

Antes de introduzir o tema da palestra da noite, o líder classista Sarkis Nabi Curi aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para a importância de se defender os valores da família e o direito das crianças diante dos temas e conteúdo artístico produzido recentemente: “a família precisa se manifestar, independente das nossas religiões temos que reagir ao massacre da família brasileira diante do que chamam de “arte”, as crianças não merecem o que estão fazendo com elas e onde eu for, eu vou me manifestar.” Indignou-se.


Cadeia da Construção

O presidente Sarkis contou que a Cadeia da Construção nasceu de necessidades levantadas dentro da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), sobretudo a de fortalecer a cadeia produtiva goiana, “nas nossas reuniões na Federação, muitas vezes, percebíamos que muitos construtores compravam telhas de São Paulo por não terem acesso às informações das industrias daqui”, explicou. A melhor forma encontrada de formar e organizar as principais indústrias do setor foi por meio do sistema FIEG (SENAI, SESI, IEL E ICQ Brasil); dos parceiros SEBRAE, CEF, CREA e dos Sindicatos, ao todo 15 entidades, entre elas, o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (SICMA).


CLASSIFICADOS veja e seja visto

O Assessor de Marketing Digital, Luiz Flávio Campelo de Lara, apresentou o Portal da Cadeia da Construção: www.cadeiadaconstrucao.com.br. Entre os principais destaques estão a categorização das empresas por segmento, a atualização das notícias do setor, os links para as certificações do ICQ Brasil, Banco de Empresas e Profissionais prestadores de serviço e funcionalidades para realização de eventos e inscrições. Luiz Campelo pontuou a importância do profissional da área da construção realizar o cadastro no site que é gratuito como forma de ser visto não só pelos envolvidos com a área da construção civil, mas também por todas as pessoas que vão construir e/ou reformar, pois sempre que há promoções de materiais, a informação é enviada para mais de 4 mil e-mails, o que agiliza o fechamento de negócios. No item CLASSIFICADOS o consumidor final encontra a lista das empresas cadastradas organizadas por produtos ou serviços. Os empresários interessados em integrar a lista devem realizar o cadastro gratuito no site que receberão informações de como participar e das adequações às normas técnicas necessárias.


Projeto APRIMORE

A diretora executiva Rosemary Guadalup anunciou o lançamento do Projeto Aprimore com assinatura do Termo de Cooperação entre CIC/FIEG, IEL e PUC-GO entre as entidades envolvidas no dia 30 de outubro. Ela explicou que o projeto APRIMORE tem tido atenção especial por se tratar de uma parceria entre indústrias, a faculdade de engenharia da PUC, por meio do IEL e da CIC, a fim de oferecer estágios regulares e de férias para o aperfeiçoamento dos futuros engenheiros. O presidente Sarkis pontuou que para participar do projeto o aluno precisa ter boas notas e ser recomendado pela PUC e também aproveitou a presença do gerente do IEL Anápolis, Fernando Nunes e dos professores do curso de engenharia da UniEvangélica para sugerir ao presidente Anastacios que o Projeto se estenda a Anápolis também, se colocando à disposição para os termos jurídicos necessários.


Tecnologia BIM

O diretor executivo, Kilder Whikichan, fez a apresentação do Projeto BIM Goiás e informou que em maio deste ano foi iniciado o curso da tecnologia BIM na capital, demonstrando a precisão nos projetos, “com ela é possível realizar a construção de forma totalmente virtual e prever futuros erros e assim realizar economia de tempo e material”, pontuou. O curso é uma realização da CIC com a FIEG, em parceria com o SEBRAE, que tem como objetivo principal implantar no Estado de Goiás a utilização desta tecnologia e proporcionar uma nova forma de projetar.


Outros Projetos

O presidente Sarkis Curi também falou do 1º Encontro da Cadeia da Indústria da Construção do Estado de Goiás realizado em maio deste e com mais de 200 participantes; do PMQI, que é Programa Modular de Qualificação Industrial que está em fase de desenvolvimento que visa a inclusão de todas as empresas da cadeia da construção em um programa de qualidade para uma certificação futura; o Café de Negócios, que promove o encontro entre as empresas e profissionais do setor ofertantes de produtos e serviços; a realização de Diagnósticos Setoriais; e a colaboração com a doação de sobras e pontas de estoques de materiais de construções para reformas de 15 creches, que já beneficiou 1.800 crianças desassistidas em Goiânia e Aparecida de Goiânia por meio do Projeto Terra Construtiva.


UniEvangélica e FAMA

Os professores do curso de Engenharia Civil da UniEvangélica, Moema Castro e João Belém participaram da palestram e trouxeram mais de 60 acadêmicos que ficaram entusiasmos com as novidades apresentadas. O professor João pontuou a importância do tema levantado pela diretoria da ACIA e a aproximação entre setor produtivo e academia. O empresário e professor de arquitetura da FAMA, Luiz Rosa, aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto de revitalização e construção do Departamento de Polícia Civil no DAIA e convidar a UniEvangélica para ser parceira do projeto. Informou que os detalhes do projeto podem ser conferidos no site da empresa Tijoleko.


Protagonismo ACIA

O presidente Anastacios Dagios finalizou parabenizando as ações realizadas pela CIC e afirmou que esta reunião conjunta representa um grande avanço que precisa ser repetida. Reafirmou o compromisso da Entidade em promover os encontros entre os setores público, privado e a academia, o resultado são projetos que a sociedade está colhendo.



bottom of page